top of page

Aumenta a tua imunidade com ingredientes presentes na comida japonesa

Atualizado: 28 de set. de 2020

Já ouviste falar em umeboshi, nori ou kukicha?


Estes são três dos ingredientes que fazem parte da cozinha Japonesa e são alguns dos exemplos que te trago, para ajudar a aumentar o nosso sistema imunitário, vamos ver porquê?


Umeboshi

ree

A umeboshi é uma ameixa salgada que sofre um processo longo de fermentação para fazer um pickle.

Tem um sabor ácido e salgado. Por o seu sabor ser tão forte ela normalmente é usada no meio de onigiris (bolas ou triangulos de arroz), consumida em forma de pasta, em sopas como é o caso do ochazukê e até em chá (pura ou os seus caroços).

Ela fortalece a energia do nosso Rim e do nosso Fígado. Já sabemos que os Rins são a nossa pilha energética. Em título de curiosidade, sabe-se que os samurais costumavam levar a umeboshi nas suas viagens mais longas para ajudar a combater o cansaço.

São ricas em potássio, manganês, fibras, minerais e antioxidantes. Podem ajudar a reduzir problemas no fígado, a regularizar a digestão e a retardar alterações e danos celulares. O nosso fígado tem uma ação importante na desintoxicação, do metabolismo da gordura e na produção de proteínas usadas na coagulação do sangue.



Aramé, Wakamé, Kombu, Nori e Agar-Agar

ree

Estes são o nome de quatro tipos de algas presentes em muitos pratos japoneses. Encontramos, por exemplo, no sushi, a alga nori, que é aquela que envolve o arroz (existe também o nori que é um tipo de sushi), no miso a wakamé, em estufados ou legumes salteados com aramé ou kombu.

Para além de serem super saborosas, elas são de extrema importância na alimentação pois são ricas em cálcio, ferro, proteínas, vitamina A e C, niacina, iodo e outros minerais.

Assim sendo, adicionar esses ingredientes na alimentação diária, com um pouco de legumes e arroz, irá garantir uma refeição muito mais saudável, ajudando o teu sistema imunitário.


Kuzu

ree

O Kuzu é um amido branco extraído da raiz da planta Pueraria lobata, originária da Ásia e que é usada na medicina tradicional Oriental há mais de 2.000 anos.

Esta farinha é usada na culinária oriental corriqueiramente para espessar molhos, mas o seu poder é muito mais vasto.

Tal como estava a dizer no parágrafo acima, ela é usada na medicina tradicional. Ela pode ser tomada sozinha ou em conjunto com outros alimentos, para reforçar o nosso sistema imunitário, digestivo, intestinal (ajudando a repor a flora). Para preparar este superalimento basta dissolvê-lo em água quente mas não a ferver, pois corre-se o risco de perder todas as suas propriedades.


Gengibre e Curcuma

ree

Estas são duas raízes conhecidas pelo seu efeito anti-inflamatório e antioxidante natural. São ricas em flavonoides, polifenois, vitaminas e antioxidantes.

Elas podem ser incluídas diariamente em receitas do dia-a-dia assim como em chás, sumos ou molhos.


Tem o poder de afastar gripes e constipações, aliviar a dor de garganta e ainda ajudar a emagrecer. Estes são alguns dos benefícios destas raízes poderosas.


Este foi o tema abordado no Workshop do dia 28 de Abril de 2020 onde se aprendeu algumas receitas com base nestes ingredientes.

Caso tenhas interesse neste workshop, basta enviares uma mensagem para os locais que já conheces:


- Whatsapp: 917176063



No entanto deixo-vos este miminho



Podes ainda visitar e seguir:





Comentários


bottom of page