top of page

Outono, tempo de recolher

Atualizado: 30 de set. de 2020

Como atuam as energias do Outono segundo a metafísica Chinesa?



Nesta estação do ano as folhas secam e caem. Existe um certo desalento no ar. Deixamos a energia expansiva do Verão. Lá fora as árvores começam a ficar nuas.

O impulso criativo que se inicia na Primavera já está longe, o período neste momento é recolha; o periodo de plenitude passou.

Agora é a fase de colheita, de armazenamento.

Sentimos no ar o desacelerar do ciclo anterior, o Verão.

É uma altura de tranquilidade, de paz, de aceitação de que somente nas perdas é que existe renovação.


ree




Fazendo o enquadramento segundo a metafísica Chinesa, o Outono está associado ao elemento Metal e de acordo com esta filosofia, esta forma de pensamento, cada elemento tem uma família de vários fenómenos que a compõem: um horário energético, um órgão e uma víscera, uma cor, um sabor, uma emoção, enfim, são muitos os fenómenos que estão integrados. Isto acontece pois este tipo de filosofia dedicava-se à observação da interação da Natureza e o meio envolvente com o Homem.



“Metal, em nós, representa a eterna colheita.” in Manual do Herói - Sónia Hirsch

O órgão e a víscera associadas ao Metal são: o Pulmão e o Intestino Grosso.

Eles são os responsáveis por fazer a assimilação do que nos é essencial e eliminar o que não nos é útil e é graças a este processo de absorção e eliminação que o nosso organismo funciona na perfeição.



“Atualmente vivemos uma época Metal...

O Metal por todo o mundo sempre foi conciderado precioso: o ferro, o bronze, o ouro, a prata, o petróleo. Por toda a história da humanidade ele tem-nos acompanhado.

Usamo-lo para construir ferramentas, para nos adornar, para premiar, para construção. Atualmente vivemos uma época Metal, todas as telecomunicações, os computadores, os transportes, tudo o que é feito de plástico (que é derivado do petróleo).

Toda esta manifestação de Metal à nossa volta provoca alterações, não só ao nível da Natureza (o aumento da poluição), como na nossa própria natureza, afetando o nosso Intestino (causando alterações como por exemplo a prisão de ventre ou por outro lado fezes moles) e Pulmão (problemas respiratórios como por exemplo a sinosite, gripes, bronquite), a nível emocional (tristeza, fagilidade emocional, melancolia, depressão).



Uma vez que o sabor picante já está no ar, temos de reduzir o picante, aumentar o ácido para proteger a Madeira, aumentar o amargo para temperar o Metal e nutrir a Terra.

Uma vez que o sabor picante já está no ar, temos de reduzir o picante, aumentar o ácido para proteger a Madeira, aumentar o amargo para temperar o Metal e nutrir a Terra, comer um pouquinho de alimentos frios, preparando o corpo para o inverno que ainda está para chegar.

Ou seja, o sabor ácido tonifica a energia dos pulmões, o sabor picante dispersa a energia dos pulmões, o sabor amargo harmoniza a energia dos pulmões.

Por outro lado o pouco picante tonifica a forma dos pulmões, o muito picante e o amargo dispersam a sua forma.

Sempre que consumimos bebidas alcoólicas e temperos fortes, abusamos do sabor de natureza Picante, o que por sua vez vai-se refletir no fígado e em todas as suas funções, como é o caso do humor (quem é que já ouviu falar em maus fígados?!), dos músculos e das articulações, já que o Metal "corta" a Madeira.

Este excesso pode prejudicar gravemente os rins, pois estes são nutridos por o Metal, podendo dessa forma deixar entrar pensamentos obsessivos vindos do elemento Terra em desequilíbrio (porque o álcool transforma-se em açúcar) e dessa forma afetar todo o sistema de Fogo, pela via de contradominação Metal - Fogo.


ree

O Metal precisa de raízes como a cenoura, o nabo comprido (daikon), a raiz de lótus; dos sabores dos temperos (tomilho, salva,salsa, coentro), do alho, da cebola, do gengibre, do aipo e de todos os legumes de cor branca; das frrtas: pêra, maçã, laranja, tangerina; dos caldos temperados com misso para limpar os pulmões e beneficiar a flora intestinal; do chá verde, do chá de lótus, do banchá para harmonizar o intestino.

O cereal de eleição é o arroz, de preferência integral, porque tem fibras que ajudam a limpar os intestinos, mas também da cevada e da aveia; as sementes de girassol, o séssamo, as amêndoas, as castanhas e as nozes.

Pouco gosta de açúcares, laticínios, pimentas e farinhas (em forma de massas, bolachas e biscoitos, pães, bolos).

O seu adoçante é o mel, pois é doce e picante. Por um lado ajuda a fluidificar o muco das vias respiratórias e por outro a descarregar os intestinos. Ele pode ser usado com iogurte (ambos em pequena quantidade) para que seja benéfico para o Metal, a Terra e a Madeira.

O Metal é seco, por isso é fundamental beber bastante água.



Horário energético dos pulmões é das três às cinco horas da manhã e o horário energético do intestino grosso é das cinco às sete horas da manhã.

O horário energético dos pulmões é das três às cinco horas da manhã.

Sabe aquelas pessoas que sofrem de asma, sinosite, rinite, ou uma altura em que apanha uma gripe ou uma constipação, ou até mesmo após alguma época da vida em que está mais triste? Pois este é o horário em que certamente acorda. É quando o fumador sente o peito oprimido, sufocado.

Este também é o horário nobre da meditação dos monges, que levam a sua vida mais voltada para as energias subtis do que para a matéria. E por curiosidade, sabia que essas práticas iniciam sempre com práticas respiratórias?


O horário energético do intestino grosso é das cinco às sete horas da manhã.

Aqui por um lado temos aquelas pessoas que quando acordam a barriga dá logo sinal e por outro lado aquelas pessoas que precisam tomar um café e acender um cigarro para que o peristaltismo intestinal aconteça. O café é de natureza amarga (elemento Fogo), move a energia para baixo (o Fogo regula o Metal; o cigarro é Metal e Fogo (natureza picante e amarga)). Este vai agir diretamente sobre os pulmões, (Pulmão / Intestino Grosso) fazendo-o mexer.




ree

Deixo-vos por último um conselhos do Livro do Imperador Amarelo: "As pessoas devem deitar cedo e levantar cedo, com o cantar do galo. Devem ter o espírito em paz, a fim de minimizarem a punição do outono. Alma e espírito devem unir-se para que a exalação do outono seja tranquila e para conservarem seus pulmões puros as pessoas não devem dar expansão aos seus desejos.”



Comentários


bottom of page